Tudo na vida há um sincronismo, nosso corpo trabalha assim, nosso coração bate sincronizadamente desde o dia de nossa concepção; o Universo como um todo é minuciosamente equilibrado e sincronizado, sem perceber, o relógio do Universo segue segundo a segundo, milésimo a milésimo, sem que possamos perceber.
Quantas vezes não ouvimos ou falamos a mesma frase: “Como passa rápido!”
Deus, porém, possui tudo em suas mãos, as sagradas escrituras relatam que não cai um fio de cabelo de nossas cabeças sem o consentimento do ETERNO (Mateus 10:30), se Deus é eterno, Ele não está fadado ao tempo, concorda comigo leitor?
As sagradas escrituras mostram que as promessas feitas por Deus para seu povo Israel, foram cumpridas na totalidade ou parcialmente, o que isso significa? Isso significa que as promessas parciais ainda serão cumpridas na totalidade, fazendo nos entender que Deus não é como o homem que mente ou muda de opinião. As escrituras deixam muito claro, aquilo que Ele promete, Ele cumpre.
Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?
Números 23:19
No livro dos Salmos 139:16 diz que o SENHOR escreveu todos os dias de nossas vidas em seu livro quando nós ainda não existíamos, caro leitor entenda, nada está fora do controle de Deus, Ele sabe exatamente o tempo certo de todas as coisas, de nossa parte o que precisamos é somente confiar (emunah).
Precisamos entender que algumas promessas possuem um tempo específico e determinado, como o próprio livro de Eclesiastes 3:1 nos relata. No livro do profeta Daniel, mais especificamente em Dan 9.2, às escrituras mostram que o profeta Daniel, entendeu que deveria orar porque aquele era o tempo certo para gerar espiritualmente. Daniel entendeu que havia sido determinado nas regiões espirituais o prazo descrito do cumprimento da profecia, entregue por outro profeta setenta anos antes.
No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, compreendi pelas Escrituras, conforme a palavra do Senhor dada ao profeta Jeremias, que a desolação de Jerusalém iria durar setenta anos.
Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.
Daniel 9:2,3
Para que fique claro nosso entendimento leitor, o profeta Jeremias, outro profeta importante da história de Israel, havia relatado em Jeremias 25:11, sobre um período de cativeiro de setenta anos. Agora nesse momento oportuno, Daniel discerniu que aquele era o tempo certo do cumprimento da promessa, o que fez então? Ativou sua fé e confiança na promessa. Pensa comigo leitor, foram setenta anos, onde o povo deveria viver em escravidão, isso tinha que se cumprir, não importa o que o povo fizesse, eles iriam passar por aquilo, Deus sabia de todas as necessidades do povo, suas frustrações, decepções, alegrias e motivações, mas ainda assim tiveram que viver aquele tempo, passar por aquele período de prova, testes e aprendizagem.
Como já descrito anteriormente, o livro de Eclesiastes nos ensina que há diversos tempos específicos em nossas vidas e que cada tempo tem sua função específica. Se um agricultor colocar a semente na época errada, aquela semente se perde, se não colher no tempo certo, a colheita também se perde, em se tratando de nossas vidas, ocorre o mesmo, se não soubermos plantar e colher nossos sonhos e planos nos devidos tempos, nunca teremos uma colheita farta e sempre estaremos vivendo na estação errada, ainda assim, precisamos sempre discernir os tempos da espera, as entre safras de nossas vidas também são necessárias. O próprio SENHOR nos mostra isso no Shemitah em Levíticos 25:4. Sempre temos que esperar e descansar.
Esperar é algo que nem sempre estamos dispostos, esperar é ruim, receber os nãos dói, mas entenda, Deus semeia em você as sementes, Ele sabe o tempo certo do plantio, colheita e entre safra, cabe a nós confiar, regar, adubar e sempre cuidar das nossas sementes.
Há diversas promessas para nós, todas elas chegarão no tempo certo, confie e acredite, entregue seu caminho a Jesus e do mais Ele fará .