Tenho um ótimo relacionamento com meu pai, nós conversamos sobre diversos assuntos, mas, em um certo dia, conversando com ele, uma frase dita por ele me chamou muito atenção.
Antes de falarmos sobre essa conversa que tive com meu pai, gostaria de dizer que meu pai adora olhar o céu durante as noites. Ele fica horas contemplando a imensidão do céu, admirando a criação de Deus, e quanto mais estrelas tiverem nos céus, mais ele gosta.
Um certo dia ele virou para mim e disse: “Não é possível que estamos aqui por acaso, precisa ter um motivo para tudo isso”. Nessa época eu não tinha a mínima ideia do que aquela frase significava.
Com o passar dos anos fui crescendo e pude descobrir que a mesma pergunta que naquela noite incomodava meu pai, me assolava, mas qual é então meu propósito?
Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los.
Provérbios 20:5, ARA
Na verdade, caro leitor, a primeira pergunta que eu tive que responder para mim mesmo, era, o que é um propósito. Um propósito nada mais é que uma grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa, aquilo que se tem intenção de realizar, um objetivo na vida.
Várias dúvidas e perguntas foram surgindo ao longo do caminho, isso é natural quando não sabemos o motivo de estarmos vivos e para que serve essa vida. Pessoas de diversos níveis intelectuais, sociais e econômicos, em algum momento de suas vidas se deparam com as mesmas perguntas, cedo ou tarde, vamos perceber se o que estamos fazendo com nossas vidas, faz sentido de verdade.
Sempre é importante lembrarmos, que para cada um de nós, foi dada uma missão especial, um propósito de vida, e que quando chegarmos diante de Deus iremos apresentar os resultados dessa missão.
Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens.
Mateus 25:14,15
A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.
Se fomos chamados para sermos pais e mães, seremos cobrados pela educação e orientação que demos aos nossos filhos, caso nossos propósitos estiverem ligados a nos tornarmos executivos, empresários, vivendo uma vida cercada de números e valores monetários, ganhando milhões ou bilhões de dólares, pode ter certeza que diante de Deus você será cobrado por isso.
Não há problema em ganhar dinheiro, na verdade o dinheiro nas escrituras nunca foi o problema, mas sim o amor ao dinheiro.
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.
1 Timóteo 6:10, ARA
Nunca seremos cobrados por Deus, por aquilo que acreditamos ser o nosso propósito de vida, seremos cobrados sim, pelo que realmente, ele nos pediu para sermos, isso não tem a ver com o possível sucesso em nossas profissões. Pessoas que não estão em seus devidos lugares não estão cumprindo sua missão.
O que quero dizer com isso é, caso, Deus o tenha chamado a ser empresário, seja empresário e não um ministro do evangelho em tempo integral, o inverso também é verdadeiro, somos responsáveis pelos talentos que recebemos, isso sim, faz toda a diferença no Reino de Deus.
Em que tipo de projeto de vida você está gastando seus esforços e saúde. Você está gastando seus esforços, saúde e dinheiro em projetos pessoais egoístas, ou ajudando as pessoas a cumprir seus propósitos ou em suas necessidades?
Junto com o propósito vem os dons dados por Deus, presentes, ferramentas que o próprio Deus te entregou para que você possa cumprir sua chamada, essas ferramentas, o ajudam cumprir seus propósitos, para que diante de Deus um dia você possa demonstrar que viveu sua vida conforme a sua missão.
Não te faças negligente para com o dom que há em ti, o qual te foi concedido mediante profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
1 Timóteo 4:14, ARA
Digo que dons são ferramentas, assim como, um engenheiro usa tratores e retro-escavadeiras para cumprir tarefas difíceis. Os dons de Deus são dados para tornar tarefas difíceis em tarefas fáceis.
Todos que descobrem seus dons e os desenvolvem, passam a saber que podem desempenhar tarefas que aos outros parecem difíceis de forma rápida e prática.
Para que possamos descobrir nossos dons é necessário que estejamos engajados na busca do entendimento de nossos propósitos. Tarefas de nossas missões irão nos ajudar a descobrir e desenvolver nossos dons, precisamos buscar algo que realmente tem a ver conosco e nossa missão, assim podemos encontrar nossos propósitos.
Caso não cumpramos nossos propósitos nunca teremos a sensação de dever cumprido, mas simplesmente nos tornaremos em pessoas frustradas e medíocres.
Somente quando decidir-se a buscar algo que realmente tenha a ver com você, encontrará seu dom, cumprirá sua visão e será lembrado pelos outros.
Apóstolo Rinaldo Seixas, Fundador da Bola de Neve Church
Caro leitor! Que possamos utilizar o tempo de nossas vidas para cumprir nossos propósitos e que nossos propósitos sejam viver para Cristo, assim, estaremos sempre no centro da vontade do El Shadday (Todo Poderoso), lembrando que muitos propósitos há no coração do homem, mas que a vontade do Senhor sempre irá permanecer.
Entregue seu caminho a Cristo, confie Nele e o mais Ele fará.