Os Sonhos e Visões

Como foi dito no texto anterior, todas as coisas em nossas vidas começam pequenas e acabam crescendo à medida que aramos, cultivamos e adubamos nossos objetivos e propósitos.

Mas qual é a diferença entre sonhos e visões? Nas sagradas escrituras temos algumas palavras hebraicas para distinguir sonhos de visões, são elas hizzayon, hazah para descrever sonhadores e visionários, além ra’ah e chozeh para descrever profetas videntes, ambas as palavras estão em um contexto para descrever sonhos e visões. (Joel 2:28; Genesis 37-19).

O próprio SENHOR nas sagradas escrituras faz essa distinção, entre sonhos e visões, está escrito:

“e ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.” (Números 12:6)

No livro de Joel no capítulo 2 temos ambas as palavras, nesse contexto o profeta faz referência aqueles que teriam visões e aqueles que teriam sonhos.

“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.” (Joel 2:28)

Calma! caro leitor, se você tem sonhado muito, não quer dizer que você está velho, vou explicar melhor o que eu acredito que o SENHOR quer dizer nesse texto.

Quando eu era um jovem, minha visão era pegar ondas perfeitas nas Ilhas Mentawai na Indonésia. Eu me imaginava surfando, pegando tubos, manobrando, porque eu acreditava no meu potencial, esse sonho me motivava para alcançar meus objetivos. Hoje, ainda sonho em um dia poder fazer essas coisas, mas não passa de um sonho, algo que se acontecer seria uma realização pessoal, mas não há esforço, metas, tenho esperança, mas não traço meus planos para que isso aconteça.

A visão é como uma alavanca, ela deixa tudo mais leve, quando as circunstâncias mostram que não vai dar certo, é a visão que te guarda dizendo que é possível, ela protege o sonho, impulsiona para alvo. Ela é a razão de levantar todas as manhãs e ouvir os nãos que o mundo dá e ainda permanecer seguindo em frente.

Enquanto o sonho é algo que ficou lá na quarta dimensão espiritual, precisa ser trazido para a nossa dimensão, pois é um vislumbre do que é possível. Para isso, precisamos de esforços. Os sonhos são nossas esperanças, aquilo que almejamos que imaginamos, desejamos, mas só ficar nessa dimensão não vai mudar nada, é preciso transformar seus sonhos em visão e trazer a realidade da quarta dimensão para realidade atual.

Em Jeremias no capitulo um no verso treze, Deus chega para Jeremias e faz um pergunta: “Jeremias o que você vê?” Após a resposta, o próprio Deus diz que Jeremias tinha visto bem, o próprio SENHOR garante para Jeremias que iria cumprir a visão. É importante explicar que nesse texto, há um trocadilho de palavras em hebraico dando sentido ao que Deus estava mostrando e garantindo que aquela visão seria cumprida.

O que Deus está fazendo com Jeremias é ativando sua fé através da visão. David Yonggi Cho, líder da maior igreja evangélica do mundo explica sobre visão:

Usar a fé é preciso que você tenha a VISÃO de um OBJETIVO claro. A fé é a substância das coisas – coisas nítidas – que se esperam. Se tiver uma ideia vaga de sua meta, então estará fora de contato com Aquele que pode responder à sua oração. É preciso que você tenha uma META clara e DEFINIDA“. David Yonggi Sho

Temos que ativar nossos sonhos, transforma-los em visão, assim voltarmos a ter esperança. Não há idade, Sara tinha 80 anos e deu à luz a um filho, esse filho durante muito tempo ficou somente como um sonho. Creia, busque com afinco, porque Deus é recompensador daqueles que o amam e o buscam e pode transformar seus sonhos e visões em realidade. (Hebreus 11:6).

Deixe um comentário