O Poder da Restauração – Misericórdia

As sagradas escrituras relatam que o SENHOR é um Deus compassivo e misericordioso, tardio em se irar que nos ama como um verdadeiro PAI.

O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.

Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira.

Salmos 103:8,9, ARA

O que significa misericórdia? Misericórdia nada mais é que obter um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria, Deus olha para nós com esse tipo de olhar, através da cruz, Jesus consegue ver o quanto somos necessitados de receber seu Amor e Perdão, por isso, a essência de Deus é a misericórdia.

Veja que no evangelho de João, as palavras do apóstolo revelam que foi esse infinito amor, que nos trouxe salvação e vida eterna.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3:16, ARA

Perceba caro leitor, sua salvação não tem nada a ver com você, não tem a ver com obras, mas um ato de misericórdia, um ato de Amor.

Quando analisamos o ministério de Jesus, percebemos que tudo que Ele fazia, era, por se compadecer das pessoas, inúmeras vezes nos evangelhos, antes de vermos Jesus curando os enfermos, ressuscitando mortos, fazendo sinais, identificamos a frase: “teve compaixão” ou algo semelhante, o que demonstra nesses casos que o SENHOR realmente é um Deus misericordioso.

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem.

Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.

Salmos 103:13,14, ARA

Essa misericórdia, vale somente para salvação de nossas vidas? Claro que não, essa misericórdia, vale para tudo que nós fazemos, nessa rápida e curta vida terrena.

O nome de Jesus em hebraico é Yeshua. Yeshua nada mais é que um termo de raiz hebraica, cujo o significado é “salvar” ou “salvação”, também é uma forma abreviada de Yehoshua, nome hebraico que foi traduzido para o Português como Josué, podemos dizer então que “Yeoshua” significa “o Eterno salva”.

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Salmos 106:1, ARA

Há um relato nas sagradas escrituras que diz respeito a uma briga entre Barnabé e Paulo. A origem da discussão foi a respeito de um discípulo conhecido como João Marcos. O discípulo havia abandonado a missão e os apóstolos na Panfília, ele teria voltado para sua casa, essa ação do ponto de vista do Apóstolo Paulo, era um ato de covardia, enquanto que para Barnabé, apesar da falha do discípulo, o mesmo estava disposto a continuar confiando em João Marcos.

E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém

Atos 13:13, ARA

Cabe aqui leitor uma breve explicação sobre o nome Barnabé, o nome originar-se do aramaico בר נביא, que significa “(o filho do) profeta“. No entanto, o texto grego do Atos dos Apóstolos 4:36 explica o nome como υἱός παρακλήσεως (hyios paraklēseōs), que significa “filho da exortação/consolação“, podemos dizer então que Barnabé era um homem misericordioso, mas também um restaurador de chamados e um profeta maduro.

Barnabé foi responsável em restaurar a vida de João Marcos que sentiu a pressão das viagens missionárias e quiz abandonar a missão, aqui está o cerne da briga entre Paulo e Barnabé

E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.

Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.

Atos 15:37,38, ARA

Barnabé nunca abandonou a João Marcos, mesmo ele tendo tomado uma atitude errada, abandonando a missão e os apóstolos, não ter suportado a pressão, o apóstolo Barnabé se comportou como um verdadeiro pai misericordioso, não desistiu daquela vida, ele viu além do momento de pressão, enxergou o potencial, não potencializou a falha, mas acreditou que aquela azeitona poderia produzir azeite no futuro. 

Deus é assim, Ele não desiste de nós, mesmo que erramos, mesmo que façamos aquilo que Ele não aprova, sempre está disposto a nos restaurar e nos colocar em nossos destinos proféticos.

João Marcos não só foi restaurado, como aceito novamente pelo apóstolo Paulo, muito se discute se foi ele ou outro Marcos que escreveu o evangelho de Marcos, mas uma coisa é certa, ele foi trazido de volta ao seu destino profético.

Leitor que nós possamos ser os novos Barnabé dos tempos atuais, restauradores de vidas, pois, se somos a imagem e semelhança daquele que nos criou, então, somos a imagem do PAI de Misericórdias.

Entregue seu caminho a Cristo, confie Nele e o mais Ele fará.

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