Quantos de nós já recebemos alguma crítica ou criticamos nosso próximo. Esse tipo de ação é mais comum em nossos dias do que o abrir e fechar de nossos olhos. Mas e os elogios? Quantos de nós temos uma vida de elogios ao próximo, quantos de nós elogiamos nossos semelhantes por qualquer atitude, seja uma ótima execução de alguma tarefa difícil de ser concluída em nossos trabalhos ou até uma pequena atitude ao nosso favor ou a favor de outras pessoas.
Temos aprendido muito com um pediatra o qual minha esposa e eu acompanhamos no youtube. Para que nossos bebês cresçam de forma rápida, precisamos aplaudi-los e incentiva-los, essa simples ação, faz com que as crianças se desenvolvam cada vez mais rápido. Incentivá-los quando não conseguem exercer uma simples tarefa que para nós adultos parece ser algo muito simples, para eles, é algo extraordinário, pois, mesmo nessa idade eles já sentem frustração por não conseguir executar tal feito.
Será que as pessoas que criticamos veementemente não funcionam da mesma forma? Nem sempre temos a mesma maneira de enxergar o mundo, não somos iguais ou temos as mesmas capacidades físicas e intelectuais, devemos entender, que naquele momento da crítica, muitas vezes os criticados não possuem as capacidades, sejam elas, intelectuais, física, emocionais entre outras, semelhantes as nossas, talvez para nós, seja simples, mas para a pessoa não é tão fácil assim. Além do mais, nossa capacidade de liderança nesse momento deve nos mostrar como agir com cada indivíduo, porque cada pessoa se difere em caráter e características umas das outras, não podemos exigir de um corredor de final de semana o mesmo desempenho de um triatleta profissional. Jesus nos ensina isso quando diz:
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”.
Mateus 7:12
Um outro detalhe nas sagradas escrituras nos capítulos dois e três do livro de Apocalipse é a maneira como Jesus nos ensina o poder da apreciação. Ao exortar às sete igrejas e seus respectivos líderes, temos nesses textos um ótimo exemplo de feedback positivo, vemos uma repetição, um padrão muito interessante. Jesus sempre começa apreciando as obras feitas por aquela igreja e em seguida passa a demonstrar as fragilidades e erros delas, mas no final, novamente termina a exortação com uma palavra de incentivo, demonstrando a total capacidade dessas igrejas de alcançar o objetivo proposto.
Hans Seyle diz: “Com a mesma intensidade da sede que nós temos de aprovação, temos a condenação”
O que isso significa? Que nós, através de um feedback negativo ou de palavras mal colocadas, podemos matar os sonhos, as motivações e até mesmo destruir um liderado. Quem não gosta de um elogio? Mas muitos não suportam a crítica.
Muitos de nós às vezes não estamos em nosso máximo potencial, porque nós mesmos não sabemos o poder que temos dentro de nós. Nesse ponto cabe aos líderes através de palavras de elogio, incentivar e extrair das pessoas seu máximo potencial. As escrituras relatam, que do nosso interior fluiria rios, isso porque o próprio Deus veio habitar em nós, esse mesmo Deus, nunca te crítica, pelo contrário te incentiva e antes de demonstrar seus pontos fracos, sempre aponta as suas qualidades.
Caro leitor, se o próprio Deus nos julga somente após termos vivido uma vida inteira de tentativa e erro, porque nós achamos que temos o direito de julgar?
As palavras exercerem influência sobre circunstâncias ou pessoas, as palavras têm força influenciadora sobre o comportamento e opinião de todos nós. Por meio de palavras liberadas, podemos ser influenciados a mudar nossa própria postura e opinião, devemos lembrar que o SENHOR criou tudo através da sua Palavra criativa. No livro de Tiago vemos a influência das palavras, e como essas podem ser usadas tanto para o bem, quanto para coisas más.
Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Tiago 3:9
Alguns experimentos feitos pelo fotógrafo e escritor japonês Masaru Emoto, apesar de ainda não terem sido comprovados cientificamente, diz que as estruturas moleculares da água se modificam quando expostas às palavras, sentimentos, música e até imagens. Em suas palestras, o sr. Masaru Emoto mostra suas fotografias de cristais de água que foram modificados após um simples “obrigado” ou por palavras rudes, como “Eu te odeio”, pensando nisso caro leitor, como temos tratado nossos liderados ou as pessoas a nossa volta?
Sejamos aqueles que elogiam, incentivam, que entregam uma palavra amiga, sejamos rápido em tecer elogios ao invés de críticas e julgamentos. Tenho certeza que isso é o que Jesus faria, porque Ele morreu, ressuscitou por amor de nós, por isso entregue seu caminho ao SENHOR e mais Ele fará.