Liderança é influência e exemplo, assim como relacionamento entre pais e filhos.
Podemos falar para nossos filhos como eles devem agir, mas toda criança aprende através do exemplo, na liderança não é diferente, quando decidimos ser líderes, decidimos ser exemplo, a partir dai, somos como espelhos para os demais.
Nesse contexto, podemos dizer que a capacidade de liderar os outros não tem nada a ver em conduzir por meio de manipulação, apelos emocionais, carências, ambições e temores isso não é liderança, mas tirania e opressão.
Liderar é servir, é levar as pessoas até o alto da montanha, descer, e buscar aqueles que nunca conheceram o topo, liderar é pensar nas necessidades da equipe ao invés dos próprios interesses, é ensinar a caminhar, mostrar os atalhos e perigos, motivar quando a pessoa não acredita que pode, é saber retirar dela o melhor, potencializando as competência e lapidando as fraquezas.
Um líder verdadeiro prepara um sucessor, pois entende que sucesso sem sucessor não existe. Ele implanta à visão, alinha o propósito, estabelece a meta, prepara a equipe demonstrando como se faz, enfrenta as dificuldades, porque para o líder verdadeiro não existe derrota nem fracasso, mas oportunidade e vitória.
Por isso para fixar o conceito e tentar resumir o que é liderança temos a frase:
“Liderança é Influência nada mais nada menos”
John C Maxwell
Se você quiser conhecer um líder verdadeiro, entregue uma visão e as demais coisas serão acrescentadas. Agora se quiser saber se há um líder dentro de você, viva por um propósito, tenha uma visão, sirva os que estão ao seu redor e verá que todos somos chamados para algum nível de influência.