Olhando a vida de grandes líderes mundiais, percebemos que todos tem algo incomum. Todos eles possuem um legado.
Legado é um bem ou missão confiada a alguém por uma pessoa que está a ponto de morrer, podemos dizer que legado é a herança de um verdadeiro líder, é o que mais importa na vida desse líder, se o sonho ou missão do líder morre com ele, de nada valeu seus esforços.
Analisemos a vida de Jesus Cristo, ele morreu por uma causa, o Reino de Deus, morreu para dar acesso aos homens a esse Reino, imaginemos que após sua morte, ninguém acreditasse na ressurreição e nem no Reino Eterno, podemos então concluir, que sua morte não teria valido apena, correto?
Mas todos sabemos da história, Ele ressuscitou, e nos comissionou para que possamos dar sequência a sua missão. Nossa responsabilidade de expansão do Reino, foi nos dada por Ele, hoje cristãos no mundo inteiro cumprem o ide de Deus.
Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:19,20, ARA
Para que um líder mantenha a chama da sua visão acesa é necessário um discipulado, Jesus entendia que para sua missão ser completa era necessário treinamento.
Uma grande parcela da vida de Jesus Cristo, foi ocultada, não sabemos ao certo pelas escrituras o que Jesus fez após os doze anos de idade até sua aparição já adulto. Mas podemos concluir que Ele estudou muito as escrituras, isso porque os discípulos os chamavam de Rabi ou rav (רַב).
A palavra Rabi vem da palavra hebraica rav (רַב), que significa “grande”, podemos literalmente traduzir rabi (רַבִּי) como “meu grande”, o povo judeu na antiguidade utilizava esse título para professores, podemos concluir então que Jesus durante uma boa parcela de sua vida permaneceu em treinamento. Porque ninguém se torna mestre sem um treinamento longo e exaustivo.
Discipular não é uma tarefa fácil, porém, é necessário saber que liderança é um aprendizado contínuo, assim como, o discipulado. Você nunca vai poder dar ao outro aquilo que você não possui, para sua equipe, seus liderados, seus filhos, sejam eles, naturais ou na fé, para que possam se desenvolver, você, assim como eu, precisamos continuar a crescer em todo o tempo, isso significa, treinar muito.
Já diziam os grandes lutadores, quanto mais se sangra no treino, menos dor terá durante a luta.
Há um ponto chave, no que diz respeito a adquirir conhecimento e discipular pessoas, devemos aprende-lo e relembra-lo sempre, a todo momento em nossas vidas.
Você nunca realmente sabe algo até que o ensine a outra pessoa
John C Maxwell
Jesus entendia muito bem sobre isso, era sua maior prioridade, treinar seus discípulos, o que vemos nos evangelhos é um Jesus que recrutou pessoas que nós mesmos muitas vezes não recrutaríamos para nossas equipes de trabalho.
Jesus, através do treinamento transformou pessoas comuns em homens extraordinários, esses mesmos homens, fizeram um trabalho excelente, levaram seu legado até os dias atuais, analisando a dimensão territorial de Israel da época bíblica e onde o cristianismo chegou no globo terrestre e onde tem chegado atualmente, podemos concluir que realmente o treinamento de Jesus, foi e é muito eficaz, até os dias atuais, pois, não podemos esquecer que Ele mesmo nos garantiu que estaria conosco todos os dias até à consumação do século.
ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:20, ARA
Como líderes devemos edificar as pessoas por meio do incentivo, isso foi o que Jesus fez com Pedro, mesmo sabendo que Pedro iria trai-lo, nega-lo, mas sempre Jesus estava por perto, corrigindo e incentivando.
Jesus em um trecho das escrituras pergunta a Simão, filho de João, mais conhecido como Pedro, se ele o apóstolo Pedro o amava, após a resposta do discípulo vem a palavra de incentivo, apascenta os meus cordeiros.
Devemos dar crédito as pessoas pelo reconhecimento, isso faz parte da recompensa do treinamento, “…servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”, nada é mais animador do que você receber elogios verdadeiros das pessoas que acreditam em você, nada é mais importante para uma pessoa do que aprender a fazer elogios, seja você um líder ou um discípulo, crie o hábito de elogiar as pessoas.
Devemos também dar reconhecimento as pessoas por meio de gratidão, se avaliarmos a vida de Jesus Cristo, em todo o momento Ele dava graças ao PAI, até em momentos em que sabia que não precisava agradecer, porque sabia a vontade de Deus, e sabia que o SENHOR o ouvia, mas ainda assim Ele agradecia.
Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste.Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste.
João 11:41,42, ARA
Qual é seu legado, caro leitor? Qual é a sua missão? Há pessoas esperando para serem treinadas por você e há pessoas dispostas a treinar você para que missões e legados sejam realizados, que possamos ser pessoas ensináveis e dispostas a pagar o preço do treinamento.
Entregue seu caminho a Cristo, confie Nele e o mais Ele fará.