Há um livro nas sagradas escrituras que descreve o tamanho da graça de Deus, esse livro também revela que para Deus agir nessa Terra, Ele simplesmente conta com homens e mulheres disponíveis, não pessoas altamente capacitadas, qualificadas nos critérios humanos, mas capacitadas e qualificadas pelo próprio Deus. E por que Ele escolhe essas pessoas? Bom! Acredito que Deus gosta de mostrar que todos nós somos capazes de fazer obras iguais ou maiores.
O livro dos Juízes de Israel
O livro dos Juízes é o termo hebraico usado para se referir àqueles a quem Deus levantou para liderar seu povo, durante o período entre a conquista de Canaã e os primeiros reis de Israel, no caso, Saul e Davi
Então o Senhor levantou juízes, que os libertaram das mãos daqueles que os atacavam.
Mesmo assim eles não quiseram ouvir os juízes, antes se prostituíram com outros deuses e os adoraram. Ao contrário dos seus antepassados, logo se desviaram do caminho pelo qual os seus antepassados tinham andado, o caminho da obediência aos mandamentos do Senhor.
Sempre que o Senhor lhes levantava um juiz, ele estava com o juiz e os salvava das mãos de seus inimigos enquanto o juiz vivia; pois o Senhor tinha misericórdia por causa dos gemidos deles diante daqueles que os oprimiam e os afligiam.
Mas, quando o juiz morria, o povo voltava a caminhos ainda piores do que os caminhos dos seus antepassados, seguindo outros deuses, prestando-lhes culto e adorando-os. Recusavam-se a abandonar suas práticas e seu caminho obstinado.
Juízes 2: 16-19, ARA
As sagradas escrituras descrevem no livro dos Juízes o zelo do SENHOR para com seu povo, mas também descreve como DEUS é misericordioso. Apesar de ser um Deus Justo, ainda assim não desempara seu povo, durante todo o período dos Juízes, o SENHOR sempre teve um plano de redenção para seu povo. Ele sempre levanta um libertador (ישע) para cumprir seu propósito.
Interessante que a palavra hebraica (ישע) yasa pode descrever Jesus ou (ישוע) Yeshua. Nesse caso então, sempre que Deus levanta um libertador (ישע), esse libertador é alguém que possui a unção sobre si para libertar o povo de Deus do seu cativeiro, seja esse cativeiro, emocional, espiritual ou físico, essa pessoa possui uma unção, envio e capacitação da parte do SENHOR.
Hoje dentro de nossas igrejas temos esses libertadores, pessoas que foram ungidas e separadas para buscar e curar a Noiva, cada um de nós podemos exercer esse papel em nossas sociedades, ministérios, congregações, empresas, etc. Porém, precisamos entender que como libertadores, nós precisamos, antes de mais nada, sermos livres.
O versículo 17 diz que o povo não ouvia os juízes, eles continuavam adorando e desobedecendo ao SENHOR, entenda caro leitor! Seu sacrifício não vale de nada se você não possuir obediência, Deus tem mais prazer em obediência do que em sacrifícios.
Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
1 Samuel 15:22, ARA
É importante lembrar que Israel foi escravizado, isso significa que durante a escravidão há uma mudança de mentalidade, à aparente liberdade não quer dizer nada. Quantas vezes ouvimos aquele dito popular, “Ele saiu da pobreza, mas a pobreza não saiu dele”. O que eu quero dizer aqui é que somente seus hábitos e sua maneira de viver, vão dizer se realmente você está livre.
O mau cheiro dos pecados, não se engane
Nossos pecados sobem ao SENHOR como mau cheiro, não se engane, você pode mentir para seu pastor, líder, seus pais, mas não pode mentir para mundo espiritual. Na época dos Juízes era assim e em nossos dias não é diferente, nossos pecados continuam subindo como mau cheiro ao SENHOR.
Caro leitor! Deus consegue ouvir seu clamor, sua oração e seus gemidos de dores, as escrituras relatam que mesmo quando o povo gemia (orava, clamava) o SENHOR tinha misericórdia deles. Porém o versículo 19, aponta para algo extremamente importante, ele nos revela que o povo recusava a abandonar suas práticas e caminhos obstinados. Isso significa, que se você for uma pessoa muito teimoso; inflexível; relutante em abandonar seu pecado, você viverá no ciclo de prisão.
Quando ficamos no ciclo de prisão, somos semelhantes aos bandidos que são presos, soltos e logo voltam a prisão novamente, isso porque não mudaram seus hábitos, mas permanecem na mesmas práticas. Precisamos entender que o mundo não gira em torno de nós mesmos, existe uma Lei a ser cumprida, um mandamento maior e uma obra a ser feita em nome de JESUS CRISTO. O SENHOR não precisa de nós, mas ele conta conosco, nos ajuda a vencer e conquistar as coroas que Ele mesmo preparou, não nascemos para ser presos ou derrotados, mas escolhemos nossos destinos.
Como podemos libertar as pessoas, se nós é que precisamos de libertação. Aqui está claro que para sermos homens livres precisamos manter a conduta correta, isso não quer dizer que você nunca vai errar, mas a própria escritura nos garante que se erramos temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo que advoga nossa causa para que possamos com arrependimento genuíno corrigir nossa rota e voltarmos para caminho.
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo;
1 João 2:1,ARA
Entenda caro leitor! Precisamos nos libertar de muitas coisas a primeira delas precisamos nos libertar de nós mesmos, orgulho foi o primeiro pecado que surgiu dentro do coração de Lúcifer, olhe para seu coração diariamente e faça uma autoanálise, outro ponto importante são nossos pensamentos, são eles que determinam o que somos, onde chegaremos, é ele que irá nos conduzir e determinar a forma como vamos agir e reagir as situações de nossas vidas.
Você acreditar que é o centro das atenções, não ouvir, se achar dono da verdade, viver a sua vontade e não a de DEUS, possivelmente estará levando sua vida a uma vida de dificuldades e possíveis prisões.
Porém, o SENHOR nos deu algumas armas para nos libertar de qualquer coisa maligna que nos assolasse, essas armas além de nos proteger e nos ajudar, com elas ainda podemos abençoar as vidas de outras pessoas, ajudando a libertar nossos irmãos, essas armas se chamam oração e adoração.
Uma vida de Adoração em Espirito e em Verdade
Devemos ter uma vida de adoração, isso é, devemos ser adoradores em ESPIRITO e em Verdade.
Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento, obra do seu poder.
Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza.
Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltério e com harpa.
Louvai-o com adufes e danças; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas.
Louvai-o com címbalos sonoros; louvai-o com címbalos retumbantes.
Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!
Salmos 150:1-6, ARA
Os salmos nos ensinam que devemos adorar ao SENHOR não somente em nossas Igrejas em dias de culto, mas sim em nossos dia-a-dias e de diversas maneiras. Após termos uma vida de adoração, somos chamados para algo maior, DEUS nos reveste de sua autoridade para que possamos salvar o povo dEle do príncipe das trevas que tenta nos aprisionar.
O Livro de Atos e toda a escritura sagrada nos ensina, os apóstolos nos deram exemplos, assim como Jesus enviou os apóstolos, temos em nós a responsabilidade do ide.
Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
Atos 12:5, ARA
Conhecemos a história e sabemos que o SENHOR enviou seu anjo a favor de Pedro, que passou por quatro escoltas de soldados, foi desatada as correntes e as portas se abriram milagrosamente. Outro fato que devemos prestar atenção é o que aconteceu com Paulo e Silas na prisão, enquanto eles estavam orando e cantando hinos a Deus, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram.
Precisamos ter uma vida diferenciada, mesmo que o inimigo queira nos aprisionar, temos que prevalecer como um corpo e como adoradores para que todos sejam salvos e libertos para a Glória do SENHOR. Isso porque o ESPÍRITO do SENHOR está sobre nós o SENHOR nos ungiu para anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros, ungiu para que nós possamos doar um manto de louvor em vez de espírito deprimido, cuidando dos que estão com os corações quebrantados, consolando todos os que andam tristes, nossa missão é trazer o Reino de Deus a essa Terra e alegria eterna do PAI.
Entregue seu caminho a Cristo, confie Nele e o mais Ele fará.
Show, a GRAÇA de DEUS é libertadora, como disse um amigo, No reino do homem há, mas no REINO de Deus NÃO HÁ indesejáveis.
Que o Senhor nos use para libertar seu povo !